O arquiteto italiano Gaetano Boccia vem pesquisando desenhos e representações arquitetônicas nos últimos dois anos. O projeto Pdda (piccoli disegni di architettura) [pequenos desenhos de arquitetura] nasceu com a intenção de compartilhar suas reflexões, que ele sempre registrou mas manteve em cadernos.
Sem se referir a nenhum edifício em particular, estes desenhos têm inspiração no complexo contexto da vida cotidiana de Nápoles e da cultura italiana de maneira geral.
Para mim, essa ferramenta é essencial e a única maneira de ter o tempo e a profundidade de raciocínio que as ferramentas atuais e mais rápidas de projeto nos tiraram, tornando tudo mais impessoal, tudo mais homogêneo.
- Gaetano Boccia
Meu estilo de desenho muda constantemente. Eu descubro e estudo novas técnicas, buscando continuamente o mais adequado para expressar uma certa ideia. Portanto, publicar meus trabalhos em ordem cronológica é para mim uma maneira preciosa de controlar minha evolução.
- Gaetano Boccia
Na minha opinião, o desenho à mão na arquitetura é a primeira e fundamental ferramenta para reflexão e projeto, uma ferramenta que priorizo, de tempos em tempos, na composição, textura e cor. O desenho é um processo crítico e criativo.